13 maio, 2013

Cabo Verde

O meu último destino de férias foi a Ilha do Sal. Curiosidades:
O Sal é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde, sendo uma das ilhas com menos habitantes, estendendo-se por 30 km de comprimento e 12 km de largura, e cerca de 50 km em linha reta da Boa Vista, a sua ilha vizinha. O concelho do Sal é constituído apenas por uma freguesia: Nossa Senhora das Dores.
 
Pertence ao grupo das três ilhas do arquipélago de Cabo Verde do qual fazem também parte Boa Vista e Maio que partilham as características:
Proximidade ao continente africano, o que as torna vulneráveis ao vento quente e seco do deserto que transporta a areia do Saara e anualmente causa uma espécie de nevoeiro conhecido como bruma seca.

Sendo que o sol nasce na vertical, recomenda-se o uso de factor 50 e acredito que mesmo assim não se consegue evitar o famoso escaldão. Eu fui uma das muitas vitimas e não teve muita piada não :)
A ilha é bastante pequena, o clima óptimo e as pessoas fantásticas. Têm aquela alegria típica das pessoas cabo verdianas, sem stress e com uma forma positiva de estar na vida que chega a fazer inveja.
Sendo que a vida nocturna é quase inexistente, é um destino de quase descanso absoluto. Dá para descansar, ler e beber uns bons copos.
A água é de um azul cristalino que vi em poucos sítios do mundo, qualquer coisa de tirar o fôlego.
Das coisas que mais gostei foi do pôr-do-sol. Incomparável.
Certamente um destino a repetir e a explorar. África é África e só quem já esteve e sentiu um bocadinho que seja deste continente pode saber do que falo. Como me ensinaram um dia no Malawi T.I.A ( This is Africa)  e basta dizer isto.
 
Ficam umas fotos só para aumentar a curiosidade :)
 






 
 

Um comentário: