Ontem finalmente vi na integra o documentário FED UP.
Sinceramente devia ser obrigatório passar este documentário em todas as escolas deste país.
Passei o tempo todo a acenar com a cabeça, por ser tão verdadeiro quanto surreal.
Depois de 30 anos a falar sobre o aumento da obesidade nos Estados Unidos, a jornalista e apresentadora de TV Katie Couric decidiu dar mais um passo na luta pela boa alimentação e produziu este documentário "Fed Up",
Aborda temas como por exemplo as mentiras escondidas sob o rótulo de "light". Reduz-se a gordura e aumenta-se o açucar. Como dizia um dos entrevistados...se tirassem a gordura os alimentos sabiam a um bocado de madeira. Não há milagres.
Retirado da entrevista dela:
"Alguém vai ao supermercado e vê produtos que dizem ser 'naturais', 'bom para a saúde', com 'fibra', e tudo isso está cheio de açúcares. As pessoas sabem que um donut ou geladotêm açúcar, mas não têm noção de que também há muito açúcar em alguns molhos de salada, por exemplo".
"Por causa da obsessão por reduzir o peso - entre 1980 e o ano 2000, duplicaram o número de ginásios nos Estados Unidos - as empresas de alimentos potencializaram a presença de açúcares nos seus produtos, de modo que, hoje em dia, 80% deles o contêm, sem que haja uma lei que obrigue a dizer em que quantidade."
Mostra o relato de vários jovens com idades entre os 12 e os 15 com esperança de vida até aos 20 anos. A luta dos pais que têm que colcoar um bypass gástrico a um miúdo de 15 anos que pesa 180 kgs.
Bebés de 6 meses obesos...enfim, é aterrorizador de ver.
Novamente, mostra o que o autor de "Sem Trigo Sem Barriga" fala: as pessoas comem cereais porque é "saudável" e estão cheios de "fibra". Aliás há uma mãe de família que mostra o armário e diz, cereais são o mais saúdavel que se pode comer em qualquer altura do dia.
80% das escolas americanas são concessionadas por empresas de fast-food: MacDonalds, Burguer King, Pizza Hut...etc. Como é possível...?
No final reforçam o que digo sempre: comam comida de verdade, que não venha em latas ou processadas e com ingredientes que não se conseguem pronunciar e saberão que não há erro. Mais simples que isto, é impossível!
Vejam, porque só vendo e reflectindo sobre tudo é que se conclui o resto.
Senti-me muito bem ao ver, porque pelo menos percebi que já estou no caminho certo há um bom tempo.
Há os que me chamam maluca...ok ok :)
Aqui podem encontrar todas as infos: http://fedupmovie.com/#/page/home
Ou então adiram ao Netflix que é grátis durante 30 dias e vejam!
kisses
Nenhum comentário:
Postar um comentário