16 agosto, 2012

What do I stand for?

Hoje coloco-me a questão do dia: What do I stand for?
Nem sei bem. Mas acontecimentos como os de hoje fazem-me perguntar, afinal que defendo eu? Estarei a lutar pelas coisas certas? E as pessoas que eu amo, estarei eu a dar-lhes tempo meu suficiente?
Estou preocupada com as coisas que deveria realmente estar ou ando com as prioridades trocadas até que um acontecimento me faça colocar tudo em perspectiva?
Quando estive no Malawi, no meio de tanta pobreza, recordo-me de ter pensado que tinha tanto para ser feliz e não era. Coloquei toda a minha vida noutra perspectiva. Não sentia raiva de ninguém. Não sentia medo de nada. Na verdade, não sentia falta de nada.
Não sei explicar, mas quando damos sem esperar retorno, o sentimento é avassalador. Uma paz que nunca encontrei antes, nem em nada que tenha feito na vida.
Recordo em especial um momento em que estava com uma menina que me conheceu e não mais me largou a mão, a Vanessa.
Num determinado momento, olhou-me nos olhos e me disse "leva-me contigo" e eu...desato a chorar e só chorava.
E nisto ela pegou-me na mão e perguntou (com um sorriso gigante na cara) "porque choras?" Com a sua ingenuidade de criança...
E eu senti-me uma perfeita idiota. Porque aquela menina já não tinha pais, morava nas piores condições, comia o que havia e em cima disso tinha Sida,e um futuro incerto e isto com 8/9 anos, e ela sorria. Ela sorria!
Eu, a idiota, estava triste porque tenho uma casa, um carro, um trabalho, uma familia que me adora e apoia e vejam só dinheiro que me garante comida e acesso a saúde e educação.
Mas que nem mimada, estava triste porque tinha perdido o meu amor.
Sim, isto comparado com tudo o que estava a ver pareceu (e era) rídiculo. E senti-me ridicula e pequena no meu ser.
E recordo-me de me sentar a olhar para aqueles miúdos todos e relativizei tudo o que de mau estava a sentir. Ao mesmo tempo senti-me "mais" como ser humano. Porque percebi algo tão simples como o que realmente me faz feliz.
Tive a certeza de que aquele era o meu sonho de vida, ajudar os outros, viver de uma forma totalmente altruísta.
A paz, Meu Deus, a paz que senti dentro de todo o meu ser!
E acreditem, uma experiência que só vivendo e sentindo.
Mas não é preciso ir a África para pelo menos reflectirmos sobre isso, podemos aplicá-lo no dia a dia claro.
Não sou melhor que ninguém, nem pretendo ser. Apenas melhor ser humano, e garantir que me foco nas coisas certas. Que me foco na parte espiritual e não na material. Que aprendo, cresço e me torno melhor a cada dia.
Acho apenas que a maioria das pessoas luta pelas coisas erradas e tem os valores e ideais todos trocados. As prioridades estão na ordem errada. Todos os dias nos cruzamos com alguém assim.

No final da vida, o que realmente importa para nós? Será a familia, os amigos, os que amamos ou o resto? Acho que a resposta é fácil.
Aprender a valorizar o que realmente é importante.
A lição que muitas vezes esqueço e outras tantas a vida me relembra.
A oração com que adormeço hoje? Lembrar o que importa.
Que dia...!
Durmam em paz.

Esta música fala sobre isso mesmo:
So this is it? I sold my soul for this?
Washed my hands of that for this?
I miss my mom and dad for this?

Oh Lord, I'm still not sure what I stand for, oh
What do I stand for? What do I stand for?
Most nights, I don't know... (come on)

Who the fuck wants to die alone all dried up in the desert sun?

Nenhum comentário:

Postar um comentário