16 abril, 2015

A mudança

A mudança é das coisas que é mais não-natural ao ser humano. Seja a nível pessoal ou profissional há uma resistência à mudança. Vemos isso de forma constante em nós ou à nossa volta.
Mudar custa muito, é um facto. Mas com a mudança vêm as oportunidades.
Afinal de contas porque é tão díficil mudarmos quando a única certeza é que estamos em constante mudança?

Hoje pego neste texto que copiei de um mural:

A mudança é a única constante da vida.
Podes determinar a mudança ou ir na corrente. Ficas simplesmente à espera do que te vai acontecer ou vais escolher a dire
cção que a tua vida vai tomar e o tipo de pessoa que queres ser?
É frequente as pessoas acreditarem que lhes falta algo para poderem mudar, para se encontrarem consigo mesmas, para serem mais autênticas e manifestarem todo o seu potencial.
Parece paradoxal mas o que é preciso, em grande parte dos casos, é aliviar a pesada mochila que carregam. Isto é, a prioridade não é tanto ganhar novas competências (embora possam decerto ser úteis) mas remover impedimentos que bloqueiam o acesso aos recursos que já têm dentro de si.
E tornar a mochila mais leve, para caminhar mais livremente e poder ir mais longe…
Pressuposto da PNL: Não há pessoas sem recursos, há estados pobres de recursos.

.



EXERCÍCIO (Fazemos este exercício, em grupo, no workshop Sim Posso Mudar da equipa Consigo mais Vida. Se quiseres saber mais sobre as nossas actividades e eventos, escreve para consigovida@gmail.com)
  1. Identifica uma transição ou desafio de vida.
  2. Define 6 espaços diferentes, onde colocas os seguintes 6 rótulos: Negação; Raiva; Negociação; Depressão; Aceitação; Mudança.
  3. Vira-te para cada um dos espaços e escuta a informação que pode vir daí. O que dizes a ti mesmo se estiveres na atitude que o rótulo indica?
    ex: NegaçãoSinto-me assim, está tudo bem, não vale a pena mudar, para quê incomodar-me. RaivaPorquê eu? Não é justo, está tudo contra mim. Negociação e evitação Preciso de mais tempo, agora não dá jeito, agora preciso é de um carro novo. Depressão- Porquê mexer-me, nada vale a pena, não funciona comigo, não chego lá. AceitaçãoOk, o que posso fazer com isto? Vai correr bem, Algo de bom vai acontecer. Mudança Sei para onde quero ir, tenho uma missão, vou ser uma versão melhorada de mim mesmo, estou conectado a algo maior que eu e que me faz sentido.
  4. Visita os quatro primeiros espaços, assumindo a fisiologia própria de cada um. Em cada espaço, reconhece e aceita a negação, a raiva e a depressão que existem dentro de ti. “Eu também sou isto”.
  5. Imagina um Mentor no espaço da Aceitação. Entra nesse espaço, aceita os seus conselhos e vive a energia tranquila da aceitação. Aceita o desafio, a negação, a raiva e a negociação.
  6. Imagina um Mentor no espaço da Mudança. Entra nesse espaço, aceita os seus conselhos e vive a energia determinada da mudança.
  7. O que vais fazer a seguir, para começar a mudar?
Artigo completo aqui:http://pontedepartida.com/o-que-te-falta-para-mudar/

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário